domingo, 16 de junho de 2013

Olha só... boa ideia?

PLANO DE AULA - GRUPO 6 - MGME
MATEMÁTICA - 8ª SÉRIE - 9º ANO
TEMA:
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM NÚMEROS RACIONAIS E PORCENTAGEM
OBJETIVO:
COMPREENDER O CONCEITO DE FRAÇÃO, POR MEIO DA LITERATURA E JOGOS;
TORNAR O ALUNO CAPAZ DE ENTENDER E RESOLVER PROBLEMAS DIVERSOS QUE ENVOLVAM OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS E PORCENTAGENS.
JUSTIFICATIVA:
TORNAR CAPAZ ENTENDER E RESOLVER PROBLEMAS.
MATERIAL UTILIZADO:
LIVRO PARADIDÁTICO, BARALHO.
DURAÇÃO:
6 HORAS/AULAS (UMA SEMANA)
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
1° MOMENTO: DIAGNOSTICAR  CONHECIMENTO EM NÚMEROS RACIONAIS, BEM COMO SUAS OPERAÇÕES 
2° MOMENTO - INICIAR LEITURA DE CONTOS DO LIVRO “O HOMEM QUE CALCULAVA” DE ALBA TAHAN, PROPORCIONANDO A EXPERIÊNCIA DE SITUAÇÕES PROBLEMAS AOS ALUNOS, RESERVANDO MOMENTOS PARA INCITAR DEBATES.
3° MOMENTO – APRESENTAÇÃO DO BARALHO E O ENVOLVIMENTO DE JOGOS DE CARTAS COMO O TRUCO, POQUER E 21, A PRIORI, DE UMA MANEIRA DESCONTRAÍDA.
4° MOMENTO – RELACIONAR ESTES JOGOS AO MUNDO DOS NÚMEROS RACIONAIS (INCLUINDO OS VALORES PERCENTUAIS, POIS TAMBÉM SÃO FRAÇÕES); INDICAR FILMES QUE RELACIONAM MATEMÁTICA A SITUAÇÕES DO DIA A DIA (NESTE CASO, CARTAS DE BARALHO), COMO SÃO OS CASOS DE “QUEBRANDO A BANCA” E “RAIN MAN”.
5° MOMENTO – CRIAR SITUAÇÕES PROBLEMÁTICAS DURANTE OS JOGOS PARA QUE, AO TENTAR ACHAR SOLUÇÕES, BUSQUEM A MATEMÁTICA (NÚMEROS RACIONAIS, PORCENTAGEM E ATÉ PROBABILIDADE) DE UMA MANEIRA INVOLUNTÁRIA. PERCEBENDO ESTA LIGAÇÃO, TERÃO OUTRA VISÃO DESTE UNIVERSO, FACILITANDO O APRENDIZADO.
AVALIAÇÃO:
CONTÍNUA


3 comentários:

  1. Olá Pessoal! Muito interessante seu Plano de Aula. Faz com que as aulas sejam bem dinâmicas.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do plano de aula e do blog também. Parabéns.

    ResponderExcluir